sábado, agosto 12, 2006

Absurdário de chavões

O leitor Lucas nos indicou a (boa!) seção do site Teophilo Noturno chamada "Absurdário". Entre muitos chavões e absurdos, destacamos a lista sobre música gospel, tema que você já conferiu em primeira mão aqui no Ofício (veja links abaixo).

Como compor uma música “gospel”:

1 – USE EXPRESSÕES CHOROSAS: sabe aquele tipo de musica que a pessoa diz “de ti dependo”, “sou todo teu”, “tu és minha vida”? Pois bem. Coloque na sua música. Isso causa um efeito e tanto!

2 – Escreva palavras em hebraico: “shekinah”, “yeshua”, “Icabode”... entre outras coisas. Isso tá em alta. Todo mundo gosta e até se arrepia!

3 – Minta pra Deus: Coisas do tipo “deixo tudo de lado para te seguir”, “vim aqui só pra te ouvir”, “nada mais me importa que não seja o teu querer”... Isso então nem se fala, todo mundo ama essas mentiras!

4 – Cite textos fora de contexto: tipo “me dê filhos senão morro”, “nos seus olhos há fogo”, “eu sou do meu amado”, “toque na ponta do altar”... Use e abuse disso, ninguém lê a bíblia mesmo.

5 – Não esqueça que estamos em período de estiagem: Palavras como chuva, Faz chover, chovendo estão na moda hoje e "enriquece" o vocabulário. (Para agradar a um público maior não se esqueça de falar também do fogo! A cada três músicas de água invente sempre uma com fogo! Deve ser por isso que o tal avivamento nunca chega: a chuva apaga o fogo!)

6 – SUPERPODERES: Pegue uma passagem única da Bíblia como, por exemplo, a abertura do Mar Vermelho ou então quando Jesus andou sobre as águas e diga que aquilo vai acontecer de novo, como se Deus ficasse repetindo milagres conforme a humanidade ordenasse! Diga que o fogo não queima, a água não afoga, as quedas não quebram... a graça de Deus é multiforme, mas o povo não está nem aí para saber o que é isso: prefere acreditar em qualquer mentira mesmo!

Manuscritos do Mar Morto:
1. Compositor padrão de músicas cristãs
2. Rimas chavão para sua música cristã
3. Faça você mesmo sua música evangélica chavão
4. Backings chavão para sua música cristã

6 comentários:

Anônimo disse...

Acrescente a seção de desculpas utilizando a Palavra de Deus:

Desculpa de ladrão:

"Deus retira dos pecadores para dar a nós!!! Aleluia!!"
"Não estamos presos pela graça e misericórdia de Deus!! Aleluia!!"
"Deus nos amou e por isso nós podemos fazer tudo!! Tudo posso naquele que me fortalece!! Aleluia!!" -> Essa, por sinal, é a preferida!!! Você encontra até atrás de carros.
"Vou pegar emprestado só essa semana. Devolvo a tv na semana que vem" -> E lá se vai uma semana, duas semanas, três...

Desculpa pra não fazer o bem ao próximo:
"Também, você não dá exemplo!!"
"Também, você vive errando!!"
"Oh, meu irmão! Me pegou desprevinido hoje!"

Fui!!!

Keydom disse...

Inspirado, hein, anônimo?

Anônimo disse...

Presto muita atenção ao que eu canto e sei que frases do item 3 recheiam as canções. Mas acredito que podemos cantá-las como alvo e intenção e não como fato, pois sabemos não há como cumprir integralmente por causa da nossa -natureza falha-. Perfeitos mesmo, a gente já sabe quando. Ou o salmista bendizia ao Senhor em TODO o tempo? (ex. Sl. 34:1)

-Por outro lado-, acho que os compositores exageram com essas expressões. Bom é ler os salmos e ver que os salmistas não enchiam de promessas vãs os seus versos. Isso é temor a Deus.

Keydom disse...

-bem colocado-, cybele.

Anônimo disse...

hahahahahahahahahha!
N me aguentei! tive q colocar esse seu post no orkut, na comunidade "eu creio, n sou manipulado"!
Muito bão!!!
ri muito aki!
coloquei o link pro teu blog tb.
heiheueheu!

Keydom disse...

Obrigado, Rafael Luiz.

-Servimos bem para servir sempre-