quarta-feira, agosto 04, 2004

Não é cristão; mas é chavão

"Cabala Light conquista leigos e irrita rabino". Será que é por causa dos chavões?...

"Aí vem a atriz Demi Moore e também se reivindica da cabala. E os lábios mais sensuais do rock and roll (já um tanto murchos, é verdade), Mick Jagger, 61, abrem-se para proclamar uma tardia conversão. Quando o show biz rendeu-se aos encantamentos da tradição hebraica (bem verdade que em nova embalagem) já era sabido: a moda chegaria logo aqui. E assim foi.

(...)Engenheiro formado pela Pontifícia Universidade Católica, solteiro, sem filhos, Shmuel é herdeiro do rabino Henrique Lemle, já morto, que foi referência religiosa do Rio de Janeiro, "uma espécie de Henry Sobel carioca", define o filho, numa alusão ao presidente do rabinato da Congregação Israelita Paulista. Não é tarefa para qualquer um.

(...) Depois do relato empolgante (mesmo!), Lemle deitou falação sobre o controle das emoções e a liberdade. E defendeu as restrições: não é bom usar drogas. Não se deve manter relações sexuais durante o período menstrual da mulher. O único método contraceptivo aceitável é a pílula anticoncepcional. Camisinha, nem pensar. Aborto é inaceitável, mesmo em caso de estupro. Masturbação: não pode.A empresária Roberta Matarazzo, 61, reagiu: "Mas nem em caso de estupro o aborto é permitido?" Calmo, o rabino respondeu que mesmo da lama pode nascer uma flor delicada. Convenceu a aluna.

Que as perdas alimentam a fé, é sabido. Com a nova cabala não poderia ser diferente. (..)Sobre tantas dores e as esperanças despertadas nos alunos de Lemle, o rabino Sobel teoriza: "Talvez essa cabala light sirva para preencher a carência espiritual de alguns, mas não deixa de ser um pseudomisticismo. Isso não é cabala. É marketing vulgar.(...)." Pode ser.Por via das dúvidas, vão abaixo algumas regras(*não seriam alguns chavões?) que Natalie Klein segue, inspiradas na cabala. Que mal têm, se consolam?- "Nunca conte seus sonhos a ninguém." (Adeus, Freud!)- "Todos os dias, ao acordar, antes de mais nada, lave as mãos."- "Nunca tome o vinho puro. Misture-o com água."- "Use a fita vermelha no pulso esquerdo."

Mais chavões aqui, na matéria da Folha on-line.

Nenhum comentário: