quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Fala um chavão aí

Não cansamos de nos assombrar com a técnica, poesia e habilidade com as palavras de Gabriel Colombo, a revelação chavônica do mundo das letras brasileiro.


Nâo é fácil encontrar alguém que utilize chavões e sacadas geniais com tanta...
tanta...
hum....
quantidade.

Mais trechos de seu.. estilo.


"Fala um absurdo aí



'Diz que me adora/ Que me acha f#da", é o que canta a roqueira baiana Pitty -em alto e bom som-, e com esse refrão -tem arrebatado milhares de fãs- adolescentes. Não só adolescentes, pois arrebatou mais um: eu. (...)

Honestamente, =não consigo achar vulgar=. Pior é uma "amiga" escritora minha que tem uma bandinha e canta, a seu respeito, suponho: "=Eu quero a minha fama em dinheiro=". Só sei que, ao seu contrário, -eu quero a minha em reconhecimento pelo meu talento-.

A tradição mostrou-me até hoje que, -sendo educado nas relações interpessoais e pessoais, você vai longe-. -Eu sou um rapaz, creio, meio "antiguinho"-, -haja vista- raramente eu usar gírias e palavrões no meu repertório habitual.

-Eu não assovio para chamar o garçom, não uso palito à mesa do restaurante, interrompo (um pouco) os outros quando dialogo, não furo fila, tenho medo de magoar as pessoas, peço licença, e agradeço com gosto quando realmente eu aprecio um esforço. -

Acontece que você pode -dizer barbaridades com a maior sutileza- e -colocar um adversário seu no devido lugar dele-. Podes fazer o uso da fina ironia e ridicularizar o teu vizinho que coloca o lixo de meias e chinelos Havaianas. -Chegaram os tempos nos quais tudo, pode ser falado. Dependendo da ocasião, e para quem-.
(...)entender o seguinte: pô, diz que eu sou DEMAIS. Diz que eu sou MUITO BOA. INCRÍVEL. É -no sentido de admiração, não de ofensa e muito menos puramente sexual-,(...) -A grosso modo-, ela "pede" para que seu dono -reconheça o valor do seu animal-, o que -leva-a ao extremo de usar- uma palavra tida como de baixo calão. -Foi no calor do momento-, sabe?

-O desejo de dizer um palavrão deve nascer da necessidade de contrastar com um ambiente hipócrita-. Aquele habitado pelos que lhe dizem "Bom Dia" querendo lhe -mandar p´raquele lugar-. (...)

Às vezes um 'nome feio"(como diz minha avó) -torna a sua figura até mais humana-, mostrando como você -é de carne e osso-: -um ser suscetível que admite ter se frustrado-. -Que sua meta deu errada- e ...-que droga-!



Genialidades de Gabriel

I. Outro dia, uma amiga disse que eu falo como se estivesse lendo a folha de um texto escrito: tudo muito claro, pontuado, pausado. -Capaz do interlocutor saber: "Nossa, agora ele usou reticências"!-

II. -O palavrão está correto quando ele transmite a verdadeira emoção da situação-

III. -Na hora da raiva, quando o copo de cristal cai no chão, quando a porta fecha no teu dedo mindinho, quando perdes a chave de casa,toma um tombo-, você virá me dizer que diz: "ai, ai, alegria, alegria!"(???) Anteontem, eu estava de carro a 40 km/h, o sinal amarelo trocou para vermelho num piscar de olhos, tive que dar uma freada brusca, sacudindo todos que estavam comigo.
E exclamei: "-Que m#rda!-". -E você acha que foi só eu-???

4 comentários:

Da-leela disse...

Quero parabenizá-lo por ter reconhecido o brilhantismo de Gabriel. As pessoas focam-se em seu vídeo e perdem o melhor, que é a sua literatura. Aliás, acredito que na oficina dos chavões seria possível colocar tudo que essa mente pensante produziu até hoje, inclusive suas fotografias, as quais obviamente são fruto de muita inspiração. Em especial, o que deve ser salientado é a ousadia em falar sobre sexo, posto que é um tema recorrente na arte dele que, importante destacar, está na veia. E GB claramente é um pioneiro ao falar de relações sexuais como fonte de prazer.

Keydom disse...

Sinceramente, Daleela, a equipe aqui está na dúvida sobre seu comentário, se seria sarcasmo ou eulogia.

Na dúvbida, obrigado pela visita. -Volte sempre-

Da-leela disse...

Sério? hahaha Na dúvida se é brincadeira ou não, respondo: era sarcasmo. No entanto fiquei contente de ver que mais gente acha a biografia e os textos tão engraçados quanto o vídeo que ficou famoso. Aliás, hoje saiu uma reportagem sobre o sucesso do vídeo no youtube em um jornal local (sim, eu sou conterrânea da sumidade e talvez por isso o amor a causa). Quando tiver ela na íntegra mando, porque acredito que ali há vasto material para o ofício. Ele fala tudo que se espera dele, "sou do tipo ame ou odeie", "as pessoas não entendem, pensam que poesia é só Drummond", talvez com mais chavões ainda que isso, não lembro os termos exatos do cidadão. Recordo especialmente da frase, a respeito de sua atual popularidade: "se não fosse pelo BBB, as enchentes e Gabriel Colombo, não haveria notícias em São Paulo". Eu acreditava que ele era somente uma pessoa com a auto-estima muito mais elevada que o normal, mas agora começo a duvidar de sua sanidade mental.

Keydom disse...

Esclarecido, então, Daleela. Sem dúvida GB -é o que há-.

E evidentemente podes mandar o material pra gente sim. Matéria-prima de tanta qualidade e extensão para o Oficio não é todo o dia que se encontra, não é verdade?